fbpx

7 passos para se tornar seu próprio chefe

Avalie bem quais são os seus objetivos
Se fugir das cobranças do dia-a-dia é o seu objetivo ao empreender, pense melhor. Apesar de não ter que responder a um “chefe”, o pequeno empresário tem uma lista de pessoas para dar satisfações, como clientes, colaboradores e bancos. A possibilidade de tomar decisões sozinho e tirar férias quando bem entender são alguns dos mitos da vida de empreendedor.

Capacite-se
Não é porque você não vai mais apresentar um currículo que não precisa mais estudar. Estudos do Sebrae comprovam que os empreendedores mais capacitados são capazes de chegar mais longe no mundo dos negócios. Por isso, busque cursos, palestras e especializações antes de investir. A educação empreendedora cresce a cada ano no Brasil e pode transformar os novos negócios.

Conheça o seu perfil
Não basta abrir uma empresa para se tornar um bom empreendedor. Esta transição exige uma mudança de atitude. A capacidade de tomar decisões e iniciativa, por exemplo, são características que terão que ser trabalhadas, caso você não as tenha naturalmente. É bom saber também que nem todo empreendedor é igual. Há aqueles que gostam de aparecer, como Steve Jobs, criador da Apple. Outros são mais discretos, como seu ex-sócio Steve Wozniak. Conhecer o seu perfil pode ajudá-lo a trabalhar melhor seus defeitos e qualidades.

Identifique boas oportunidades
Um dos primeiros passos para deixar o emprego de lado e apostar em uma empresa própria é identificar uma oportunidade de negócio. Pela primeira vez, em 2010, o Brasil passou a ter mais gente empreendendo por oportunidades do que por necessidade, isso significa negócios mais criativos, inovadores e com potencial. Para fazer parte desta estatística, é importante aprender a diferenciar uma simples ideia de negócio de uma oportunidade de lucrar.


Planeje-se
Finanças, marketing e vendas. Esses são apenas alguns dos aspectos do negócio que precisarão ser planejados. Para começar bem, é bom fazer um plano de negócios, com todas as informações relevantes sobre o seu projeto. Além de nortear o início do empreendimento, ele será útil na hora de tomar decisões importantes no futuro, como uma mudança estratégica ou uma nova ação de divulgação, por exemplo.

Busque exemplos de sucesso
Não existe uma única receita para o sucesso ou fracasso de uma empresa, mas algumas atitudes podem potencializar as chances de um negócio dar certo. Organize-se, escolha bem os seus sócios e faça sempre mais com menos. Essas são atitudes de empreendedores vencedores.

Tudo no lugar
Com uma boa oportunidade em vista e dinheiro para investir, é hora de percorrer as etapas necessárias para formalizar a abertura da empresa. Embora existam diferenças regionais, o processo costuma passar pela junta comercial do estado, pela receita federal e pela prefeitura. Existem propostas para que, no futuro, a abertura de pequenas empresas possa ser feita em alguns dias, mas hoje em dia o trâmite todo ainda pode levar até três meses em localidades como São Paulo, por exemplo.


Fonte: https://exame.abril.com.br/pme/7-passos-para-se-tornar-seu-proprio-chefe/

Comentários